São Paulo +55 (11) 3842 1383 - Belo Horizonte +55 (31) 3318 9703

    • pt-br
    • en
    • es

Meio ambiente

Veja nossos projetos

São Paulo

sao-paulo

InterCement, Apiaí (SP):
Minas Vieira e Pirizal: Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de minerações de argila;
Fábrica de Cimento: Relatório Ambiental Preliminar (RAP) para coprocessamento em forno de clínquer;
Fábrica de Cimento: Inventário e plano de gerenciamento de resíduos;

Minas Vieira e Pirizal: Programa de Comunicação Social;
Mina Vieira: Programa socioambiental, Programa de comunicação social e Programa de Educação Ambiental (PEA) para atendimento de exigências de licenciamento ambiental; Relatório de execução de plantio florestal; Minas Serrinha e Vieira: Plano de Fechamento de Mina.

Intercement, Jacareí (SP):
Investigação detalhada, análise de risco e projeto de gestão de remediação de passivo ambiental gerado por contaminação por hidrocarbonetos.

J. Pacífico Advogados, São Paulo (SP)
Assistência técnica em perícia judicial no âmbito de medida cautelar de produção antecipada de provas em ação judicial envolvendo mineração de argila.

Cabot Brasil, Mauá (SP) – em parceria com a ERM:
Pólo Petroquímico: Diagnóstico e avaliação de impactos do meio biótico para Relatório Ambiental Preliminar (RAP) de ampliação de planta de negro de fumo.

CESP, Paulicéia e Castilho (SP):
Minerações de Argila: Relatório e Plano de Controle Ambiental (RCA/PCA) para licenciamento ambiental de duas minas de argila para cerâmica vermelha.

Bunge Fertilizantes, Iperó (SP):
Valoração de passivo ambiental decorrente das atividades de pesquisa mineral, extração e beneficiamento de minério de fosfato em áreas inseridas na Flona de Ipanema, administrada pelo IBAMA.

White Martins, Paulínia (SP):
Caracterização das condições hidrogeológicas e hidrogeoquímicas do solo e da água subterrânea para fins de investigação de passivo ambiental.

TAM – Linhas Aéreas, São Paulo (SP):
Aeroporto de Congonhas: Caracterização das condições hidrogeológicas e hidrogeoquímicas do solo e da água subterrânea para fins de investigação de passivo ambiental.

CCB – Cimpor Cimentos do Brasil, Cajati (SP):
Fábrica de cimento: Caracterização das condições hidrogeológicas e hidrogeoquímicas do solo e da água subterrânea para fins de investigação de passivo ambiental.

Imerys do Brasil, Mogi das Cruzes (SP):
Recuperação de áreas degradadas de mina de caulim desativada, incluindo recuperação topográfica e revegetação: planejamento e assessoria na implantação e manutenção.

Serveng Engenharia, São Paulo (SP):
Relatório de Monitoramento para encerramento de atividade; Monitoramento semestral da qualidade da água subterrânea; Investigação e amostragem de solo; Implantação de sistema de remediação.

Süd-Chemie, Jacareí (SP):
Avaliação Preliminar e Análise Confirmatória de Passivos Ambientais; Avaliação de Riscos à Saúde Humana; Monitoramento ambiental.

Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, São Paulo, Cubatão, Barueri, Santo André e São Bernardo do Campo (SP): Avaliação Preliminar e Análise Confirmatória de Passivos Ambientais; Avaliação de Riscos à Saúde Humana.

Postos e sistemas retalhistas de combustíveis:
Avaliação de contaminação de solo e de água para investigação de passivo ambiental, conforme metodologia Cetesb (Manual de gerenciamento de áreas contaminadas e DD 103/2007).

Fiesp, Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin):
Análise dos impactos sociais e econômicos da regulamentação Conama sobre intervenção em APP sobre o setor de agregados e argilas.

InterCement, Pedreiras (SP):
Pedreira Guarulhos e Barueri: Plano de Fechamento de Mina.

Minas Gerais

minas-gerais

InterCement, Ijaci (MG):
Fábrica de Cimento: Inventário e plano de gerenciamento de resíduos; Plano e relatório de controle ambiental (PCA e RCA) de minas de calcário, depósitos de estéril e ampliação da fábrica de cimentos para a instrução de processo de licenciamento ambiental; Minas Norte e Sul: Plano de utilização pretendida (PUP) para abertura de lavra; Minas Sul, Santa Helena e Norte: Plano de Fechamento de Mina.

Intercement, Pedro Leopoldo (MG):
Fábrica de cimento: Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA), para renovação de LO; Fábrica de cimento: Plano de gerenciamento de resíduos sólidos; Mina Corpo Leste: Estudo de Percepção Ambiental; Minas Manoel Carlos, Manoel Carlos I e Mocambeiro: Plano de Fechamento de Mina.

Vale Fertilizantes, Tapira (MG):
Estudo de impactos ambientais (EIA/Rima) de depósito de estéril; Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental em área industrial.

Carphatian Gold Inc., Riacho dos Machados (MG):
Mina de Ouro: Preliminary Environmental Appraisal: trabalhos de due diligence desenvolvidos no âmbito de negociação de direitos minerários, visando identificar e avaliar a situação de área minerada e recuperada.

Pró-Ambiental Tecnologia, Lavras (MG):
Relatório e plano de controle ambiental de unidade de tratamento térmico e disposição final de resíduos sólidos (incinerador e aterro de lientes e Projetos 2 resíduos classe I) para instrução de processo de licenciamento ambiental;
Monitoramento da qualidade ambiental; Defesa técnica junto ao órgão ambiental competente; Plano de emergência.

Demais localidades

MATO GROSSO DO SUL
Intercement, Bodoquena (MS): Fábrica de cimento: Inventário e plano de gerenciamento de resíduos; Minas Cascavel e Filitos: Plano de Fechamento de Mina.

ArcellorMittal Brasil, Corumbá (MS):
Auditoria Ambiental do tipo Due Diligence em instalações e operações de lavra e beneficiamento de minério de ferro, produção de ferro-gusa e porto, com o objetivo geral de identificar e avaliar eventuais aspectos ambientais relevantes em situação de não conformidade legal, ou com grande potencial de causar impactos ambientais ou de gerar passivos ambientais que pudessem apresentar risco alto para uma futura negociação.

PARÁ
Alcoa, Juruti (PA):
Projeto Juruti: Apoio ao desenvolvimento do EIA/Rima: elaboração da Caracterização do Empreendimento, com descrição das atividades de mineração e beneficiamento de bauxita; diagnóstico, avaliação de impactos e proposição de ações de gestão e programas de monitoramento para hidrogeologia e para os componentes ambientais ar e ruído.

Dow Corning Metais, Ourém (PA):
Relatório e Plano de controle ambiental (RCA/PCA) de mina de silício para instrução de processo de licenciamento ambiental.

TOCANTINS
Dow Corning Metais, Xambioá (TO):
Relatório e Plano de controle ambiental (RCA/PCA) de mina de quartzo para instrução de processo de licenciamento ambiental

BAHIA
Petrobrás, Camamu (BA) – em parceria com a ERM:
Gasoduto: Diagnóstico e avaliação de impactos em ecossistema aquático – ictiofauna, zoobentos e plâncton de rios e ambientes estuarinos – em apoio de estudo ambiental para implantação de gasoduto de gás natural.

GOIÁS
Sama, Minaçu (GO):
Mineração de Amianto: Avaliação de impactos do reuso de água tratada, proveniente de lagoa de decantação de ETE, para umidificação de pilha de rejeitos de beneficiamento do minério.

Furnas Centrais Elétricas, bacia do rio Tocantins (GO):
UHE Serra da Mesa: Monitoramento limnológico e da qualidade da água do reservatório: acompanhamento da variação da qualidade das águas nos aspectos físicos, químicos e biológicos, como subsídio para a indicação de estratégias de controle para manutenção do ambiente aquático, operacionalização do sistema hidroelétrico e demais usos.

PARAGUAI
Yguazú Cementos S.A., Assuncão (Paraguai):Unidade de Moagem de Clínquer: Avaliação ambiental preliminar para aprovação de financiamento do Banco Mundial.

SURINAME
Suralco/BHP Billiton, Suriname:
Preliminary Environmental Considerations – Site Options: identificação das principais questões ambientais associadas a três alternativas de localização para instalação de refinaria de alumínio.

Suralco/BHP Billiton, Suriname
Identificação e análise dos aspectos ambientais, como parte dos estudos de identificação da melhor alternativa para o suprimento de matérias-primas minerais (bauxita) para alimentar a refinaria de alumina.

São Paulo
Rua Funchal 19, 8º andar
Vila Olímpia São Paulo - SP
CEP 04551-060
Belo Horizonte
Av Francisco Sá 1.213, sala 1.301
Gutierrez Belo Horizonte - MG
CEP 30441-021

São Paulo +55 (11) 3842 1383